Inovação no varejo

Um pouco de inovação não mata ninguém

No final do ano passado (2018) escrevi um artigo que falo que sua empresa irá falir em 2025. E estou preparando a segunda parte deste artigo, porém, até que não fique pronto, irei mostrar rapidamente um pouquinho de inovação que está acontecendo e que você precisa ficar atento para aplicar em suas organizações.

Facilidade no pagamento

Para este tópico vamos olhar para China. Lá eles usam um sistema que se chama carteira digital. Simples e fácil de usar. Cartão de crédito? Já era. A previsão dos chineses é de que até 2020 o dinheiro seja extinto.

Toda as lojas, supermercados, farmácias usam como meio de recebimento do pagamento pelas compras um QR Code. Todo cidadão chinês possui seus meios de pagamentos com um “cartão de crédito virtual” cadastrado em seu celular. Na hora de pagar é só escanear com o Smarphone o  código e automaticamente é debitado da sua conta. Sem enrolação.

E nós aqui no Brasil ainda feliz que nossos cartões estão começando a vir com a tecnologia de contact less, onde não precisa inserir o cartão na maquininha. E o pior de tudo, tem comércios que nem aceitam cartão. Inadmissível.

Na China até os transeuntes pedem dinheiro no sinal com QR Code.
No vídeo abaixo que explica melhor como funciona:

Seus vendedores com argumentos em tempo real

Com a popularização do smartphone as pessoas estão cada vez utilizando estes aparelhos para comprar, consumir conteúdos e principalmente comparar preços. Como que uma loja física pode estar preparada para argumentar sobre o produto e saber como competir com o mercado online sem perca de tempo?

A startup Mystore-e desenvolveu um aplicativo que usa de inteligência artificial para juntar em um único painel informações do que está acontecendo no mundo digital sobre um produto específico ou segmento de mercado. Com os dados sendo extraídos eles podem ser transmitidos em tempo real para o time de vendedores, por exemplo, se um influencer digital está fazendo um review sobre um produto X que possui na sua loja. E assim poder utilizar este conteúdo como forma de argumento, como também pode ser usado para saber se alguma loja especifica online baixo o preço e por consequência você poder baixar o seu também, se possível claro.

Uma solução simples, mas que faz total diferença hoje em dia.

Veja o vídeo abaixo do painel:

A transformação precisa acontecer

Acima mencionei apenas dois exemplos de inovações que estão acontecendo e que você empresário precisa ficar atento e começar a estruturar a sua organização para a chegada desta tecnologias. O tradicional já não funciona como argumento de que se deu certo até aqui irá continuar dando certo no futuro.

Para finalizar deixa abaixo este vídeo que me dois minutos mostra que tudo mudou e precisamos mudar também:

Considerações:

Obrigado por ter chegado até aqui. Se você está lendo isso, possivelmente gostou do conteúdo. Compartilhe com seus amigos e não deixa de dar sua opinião abaixo.

Vamos espalhar conhecimento!

Caso tenha alguma dúvida, envie um e-mail para junior@agenciaplanum.com.br ou deixe um comentário abaixo.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *