Quem quer ser um milionário?

Quem aqui nunca se imaginou em praias caribenhas, curtindo um sol, aproveitando tudo que a independência financeira pode proporcionar?

Grande parte dos seres humanos vivem com este sonho, ter muito dinheiro para curtir a vida, é assim desde muito cedo. O que nunca ninguém fez, ao menos para mim, foi mostrar como chegar lá, de que forma consigo atingir minha independência financeira?

Não lembro de ter estudado sobre como funciona o sistema financeiro global, porque o dólar sobe enquanto o peso Chileno caí, o que é a bolsa de valores, e como investir em ações durante meus 12 anos de ensino público. Me parece muito lógico que deveríamos ensinar nossas crianças a lidarem com o dinheiro, com a mesma importância com que ensinamos a tabuada ou a fórmula de Bhaskara.

Estaríamos de alguma forma plantando pequenas sementes de conhecimento em uma plantação de devedores, consumidores desenfreados, que sofrem com a necessidade de ter um novo iPhone.

Você já se imaginou vivendo em uma sociedade onde todos sabem lidar com dinheiro?

Eu sei, isso é viver um sonho.

Mas vamos lá, podemos se ajudar, e aqui vai minha contribuição. Como já disse, nunca havia estudado educação financeira, aprendido a como chegar ao primeiro milhão, a verdade precisa ser dita, ainda estou bem longe do meu primeiro milhão. Mas posso afirmar, um dia chegarei!

Com essa determinação na cabeça, comecei a estudar diversos métodos, li diversos livros, assisti diversos vídeos e cursos sobre o mercado financeiro, e o objetivo deste texto é elencar textos, vídeos e livros que me fizeram entender um pouco mais sobre este mundo, e conseguir sair do buraco, ou seja, sair da vida salário pós salário.

A primeira barreira, mudar meu mindset, isto é, buscar novos hábitos que me fariam ficar cada vez mais próximo do meu objetivo. Lembro que depois de diversas pesquisas e artigos lidos, cheguei a um que realmente mudou meu jeito de pensar.

4 Simple Habits to Build Wealth Faster

DEBORAH L. MEYER apresenta 4 hábitos para quem quer ter uma boa vida financeira. Estes hábitos são:

  1. Hábito de Poupar
    Pode parecer óbvio, mas é aqui que 96% da população já se perde. A lógica é simples, na teoria é fácil, na vida real gastamos sempre mais que ganhamos, nunca reservamos um pouco de tudo que ganhamos para o futuro, e sabe quando percebemos isso? Quando já estamos atolados de dívidas sem saber o que fazer.
  2. Hábito da Disciplina
    De nada adianta a gente poupar durante 1 ou 2 meses e depois trocar de carro não é mesmo? Precisamos ter disciplina nas economias, nos gastos, em praticamente tudo. Ao invés de comprar um carro de luxo 0km porque não um usado, de linha e que não me custará muito para mante-lo? Ao invés de uma mansão, porque não uma casa mediana em um bairro seguro? Este é o hábito de afirmação, que junto com o hábito de poupar formam uma fórmula básica do enriquecimento.
  3. Hábito do Trabalho Duro 
    De nada adianta ter disciplina para poupar se não assumirmos este hábito. Trabalhar duro, para gerar cada vez mais resultado ($$$) e aí sim escalar todas as nossas economias. Todo milionário que estudei tem este “Hábito”, entre aspas, pois acredito que se estamos falando de um trabalho que gostamos ou nascemos pra isso é impossível não se viciar, não se tornar um workaholic, não da forma pejorativa da palavra, mas ser focado nos resultados que nossos projetos necessitam.
  4. Hábito do Gerenciamento de Tempo
    Qual é o ativo mais precioso de todo o ser humano? Isso mesmo, nosso tempo. E é por isso que devemos aprender a gerenciar nosso tempo, controlar tudo que fizemos para mapear o que realmente é importante, o que realmente devo fazer e o que devo delegar. Precisamos ter a capacidade de transformar renda em riqueza, precisamos estar focados sempre em nossos objetivos para que nos transformemos em uma versão melhor de nós mesmos dia após dia. E aqui talvez precisamos deixar de lado alguns jantares, festas e alguns amigos. Não por que precisamos nos tornar mesquinhas ou nariz empinado, mas sim porque estes amigos que não compartilham do mesmo sonho, podem te tirar do foco com apenas uma mensagem.

Acredito ter chegado a um ponto deste artigo onde vou me permitir desabafar sobre algo muito íntimo.


A menos de um ano tomei a decisão de mudar alguns hábitos, alguns vícios e algumas atitudes. Essa decisão veio seguida de muitas dúvidas. A principal:

“Será que estou fazendo a coisa certa?”

Foi então que decidi mergulhar em um mundo nunca antes habitado, meu auto conhecimento, descobri então qual eram realmente meus sonhos, meus desejos e meus gostos. Você pode até se perguntar, “Como que ele não sabia isso antes?”, acontece que como eu vivia dentro de uma tribo, isto é, pessoas com os mesmos pensamentos, sonhos, hobbies, problemas e desejos, acabei indo na onda, e esquecendo quem de fato eu era.

Isso me fez aprender a viver focado, na minha família, nos amigos que compartilham comigo este foco, na minha empresa, nos meus estudos, enfim, foquei em tudo aquilo que me leva pra cima, cada vez mais próximo do meu sonho.


Seguindo o intuito deste artigo, vou deixar aqui um livro muito interessante.

  1. O Homem mais Rico da Babilônia

O Homem Mais Rico da Babilônia é um livro escrito por George S. Clason. Trata-se de uma coletânea de parábolas escritas por Clason a partir de 1926 e distribuídas, sob a forma de panfletos, em bancos e companhias de seguro norte-americanas.

Ele me levou a um entendimento mais claro de tudo aquilo que é básico e as pessoas não fazem sobre dinheiro.

Guardar sempre um pouco do que ganhamos, colocar este dinheiro para render a maior quantidade de frutos que conseguirmos, investir em pessoas ou empresas que podem render ainda mais, não acreditar em milagre, porque a final, não existe algo milagroso se tratando de dinheiro.

Além de ser uma leitura muito agradável, cheia de histórias.

2. Os segredos de uma mente milionária.

Escrito pelo milionário americano Harv T. Eker, o livro trás as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns. É um dos meus livros preferidos, a forma com que ele se liga com o leitor é demais, em determinados pontos do livro, o autor pede que você repita em voz alta frases como “Eu tenho uma mente milionária”.

Falando em livros eu poderia indicar outros títulos como, “Trabalhe 4 horas por semana”, “Pai Rico Pai Pobre”, entre outros, mas é importante que você leia o artigo que citei e estes dois livros, tenho certeza que depois destas leituras seu conhecimento sobre esse novo mundo irá decolar.

Outro canal hoje, muito utilizado por todos é o Youtube, e por isso não poderia deixar de citar meus Youtubers preferidos.

  1. O Primo Rico
  2. Bruno Perini, Você MAIS Rico
  3. Me Poupe!
  4. Gustavo Cerbasi

Estes 4 canais são os mais “Hypes” mas possuem conteúdo para todos os níveis de conhecimento, por isso os citei.


Poderia entregar mais conteúdos aqui, mas escrevendo este artigo acabei mudando um pouco de ideia, e então decidi que este gostinho, e o que já coloquei aqui está perfeito para você começar, a final, você precisa focar e ir a fundo naquilo que almeja, espero que você tenha gostado da leitura.

Mas gostaria também que começasse-mos uma conversa aqui, porque estamos dividindo o mesmo foco. Então se você precisar de mais dicas, contatos, ou outras informações pode colocar aqui embaixo nos comentários, ou entrar em contato comigo, ficarei muito feliz em poder ajudar.


Instagram: @luisfmenti | Twitter: @mentiluis
Wpp +55 54 999 331 619 | luisfernando@agenciaplanum.com.br
www.agenciaplanum.com.br

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *